Em 2009, quando idealizei a Reeduc, já acumulava 10 anos de atuação na área educacional, formando líderes cristãos e exercendo a docência no ensino universitário.
Hoje, ao refletir sobre essa época, é difícil acreditar que já havia se passado uma década, mas foi exatamente isso. Durante esse período, vivi inúmeras experiências em contextos tão distintos, que, ainda assim, sempre me levavam à mesma inquietação: o que poderia fazer para proporcionar experiências de aprendizagem mais significativas e transformadoras na vida dos meus alunos?
Foi enfrentando desafios e dificuldades como professor que percebi que era possível ir além das condições que as instituições ofereciam. Eu poderia criar materiais complementares utilizando tecnologias modernas, com alta qualidade e baixíssimo custo, de forma que os alunos pudessem acessá-los de qualquer lugar e a qualquer momento.
Essa ideia me motivou, porque sabia que, ao compartilhar materiais mais acessíveis e atrativos, o meu trabalho como professor também se transformaria. Quanto mais conteúdos enriquecedores estivessem disponíveis e mais prazeroso fosse o acesso a eles, melhores seriam as condições tanto para ensinar quanto para aprender.
Foi assim que nasceu a Rede de Excelência de Educação, a Reeduc. Inicialmente, ela foi concebida como um ambiente virtual em uma plataforma educacional onde eu disponibilizava vídeos do YouTube relacionados às aulas, livros em domínio público em formato PDF, artigos científicos, reportagens, matérias de noticiários e, principalmente, materiais didáticos que eu mesmo produzia.
Esses materiais cobriam os conteúdos das disciplinas que eu lecionava e também traziam orientações práticas, como a melhor forma de ler e fazer resumos, produzir textos, estudar para provas, formatar trabalhos acadêmicos, estudar a Bíblia e muito mais.
A vida como professor tornou-se mais prática e gratificante, embora, no início, esse esforço extra fora da sala de aula parecesse não valer a pena. Muitos colegas chegavam a me criticar, dizendo que eu dedicava tempo demais para “apenas facilitar a vida dos alunos”. Era como remar contra a maré. Mas, com o tempo, tudo começou a mudar. Os alunos se mostravam mais engajados, e, até nas noites de sexta-feira, as salas de aula permaneciam cheias.
Com os avanços da tecnologia e o crescimento da internet, a evolução foi rápida. Agora, os materiais estavam literalmente na palma da mão dos alunos, que os levavam para qualquer lugar, estudavam a qualquer hora e aprendiam de forma mais acessível e didática. Além disso, os recursos traziam imagens, áudios e vídeos que ilustravam conceitos e ideias, tornando o aprendizado ainda mais significativo.
Naquele mesmo período, o trabalho com a formação de líderes cristãos cresceu de maneira impressionante. Em poucos anos, o número de alunos se multiplicou por dez. Núcleos de ensino foram estabelecidos em diversas igrejas de Mogi das Cruzes e, em seguida, começaram a se expandir para cidades vizinhas. Centenas de jovens se sentiram motivados a estudar, e muitos deles hoje são pastores, missionários, professores ou exercem papéis de liderança em suas comunidades.
Nas universidades, o impacto também foi notável. Colegas professores passaram a adotar os materiais que eu havia produzido e recomendavam a plataforma Reeduc aos seus próprios alunos. Alguns até começaram a desenvolver suas próprias plataformas virtuais. Assim, a visão de uma verdadeira rede começava a ganhar forma. A Reeduc já era uma realidade.
Prof. Jefferson B. Macedo